Anjo Gabriel - Natal 2015

O advento é um tempo de alegria para nós, cristãos, é um tempo de espera, de preparação pela chegada de Jesus Cristo e pelo nascimento do filho de Deus que habitou entre nós, para redimir nossos pecados e nos trazer a libertação. O Anjo Gabriel apareceu diante de Maria, em uma visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento. Partindo desse princípio, o Grupo Anjo Gabriel, assim como fez o Anjo Gabriel anunciando à Maria a vinda de Jesus, levou, através das músicas natalinas, alegria e esperança aos pacientes do Hospital Regional de São José.

Para iniciar a visita, o grupo Anjo Gabriel reuniu-se na Sala Santa Catarina de Alexandria, por volta das 13h45min, e os professores Pedrinho e Anésio fizeram a distribuição das camisas do projeto Cantando o Natal, para que fôssemos uniformizados e caracterizados como alunos do Colégio Catarinense.



Após a distribuição das camisetas, houve uma pausa para oração, preparação e orientação aos jovens para que, diante das pessoas para as quais estávamos indo levar um pouco do Espírito do Natalino, através da alegria e das músicas, estivéssemos preparados para absorver e encarar, com naturalidade, qualquer imprevisto em relação ao estado dos pacientes e à recepção deles.

Depois dessa preparação, entramos no ônibus da Empresa Alexandre Turismo e nos dirigimos até o apartamento da Senhora Sônia Fabro, que gentilmente emprestou algumas tocas de Papai Noel. Na sequência, partimos em direção ao Hospital Regional de São José. No local, o professor Anésio conversou com a enfermeira Denise, com quem agendamos a visita, para que pudéssemos entrar sem causar muito barulho, já que muitos pacientes necessitavam de silêncio e de repouso.








Entramos no hospital e nos dirigimos ao segundo andar, onde fica localizado um pequeno salão de festas, e, em frente, a Capela do Hospital, que também serviu de espaço para um momento de confraternização e de alegria para alguns pacientes e ex-pacientes. Os professores Pedrinho e Anésio fizeram uma breve apresentação do grupo Anjo Gabriel aos presentes, e, depois, iniciamos a cantoria de Natal. Após alguns cantos, o professor Júlio que também estava com o Grupo, tocando e cantando, proferiu algumas palavras ressaltando o significado do tempo no qual estamos vivendo: o tempo do Advento, a espera pelo nascimento de Jesus. Disse que nós precisamos nos sentir um pouco como Maria, para cultivar o amor, a caridade e, acima de tudo, preparar o nosso coração para receber Jesus, de modo que ele encontre abrigo e acolhimento.














 
Continuamos a cantoria de músicas natalinas, e, após os cantos, Pe. Nereu fez o uso da palavra para um momento de silêncio e de reflexão. Pensamos nas pessoas que necessitam da presença de Jesus, que precisam estar nos braços de dele, encontrando conforto diante das dificuldades e dos problemas, não só de saúde, mas de todo e qualquer tipo de problema. O Pe. Nereu também pediu para que pensássemos em nossas famílias e que intercedêssemos por aqueles que necessitam da visita e de nossa presença, de modo que também encontrem, em nós, o motivo para superar todas as dificuldades da vida. Após algumas palavras, Pe. Nereu deu uma bênção a todas as pessoas que estavam conosco, desejando um santo e abençoado Natal, repleto das graças e bênção de Deus que é Pai todo-poderoso.





Após a bênção do Pe. Nereu, a enfermeira Denise agradeceu ao Grupo Anjo Gabriel, em nome de todos os pacientes e em nome do Hospital Regional de São José, desejando a continuidade desse Grupo, levando sempre essa alegria a mais e mais pessoas.

Dia de Santa Catarina de Alexandria

Missa festiva

em honra a Santa Catarina de Alexandria

No dia 15 de Novembro, sábado, teve início a Novena em Honra a Santa Catarina de Alexandria. Durante a novena, foi narrada a vida da Santa, padroeira do Estado de Santa Catarina desde 1526 e da diocese de Florianópolis, a partir de 1908. Desde a fundação do Colégio Catarinense, em 1905, foi invocada a proteção de Santa Catarina de Alexandria para a instituição, e, a partir de então, ela passou a ser venerada também na Reitoria da Igreja. Dedica-se a Santa Catarina a honra como titular do Estado, do município de Florianópolis e do Colégio Catarinense.




O encerramento da novena aconteceu no dia 23 de novembro, domingo, com uma celebração alegre e festiva. Para a ocasião, foi confeccionada uma roda em tamanho real com a imagem da Santa ao centro; uma roda menor, utilizada na procissão; a bandeira do Estado de Santa Catarina; alguns ramos e bandeirinhas utilizados pelos fiéis durante a celebração. 


Enquanto entoava o Canto do Glória, Pe. Clóvis aspergiu a comunidade com água benta. Após a homilia, Juliana Borges, aluna do Colégio Catarinense, vestiu-se como Santa Catarina e, em breves palavras, fez uma síntese da história da Santa. Em seguida, toda a comunidade cantou a ladainha de Santa Catarina de Alexandria. 








Antes do início da procissão, Pe. Clóvis chamou todas as crianças até o altar para uma bênção; logo após, pediu para os fiéis erguerem as chaves dos seus carros, e as abençoou. Durante a caminhada até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Clóvis, com o auxílio dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, foi abençoando todos os carros, cantando e rezando, enquanto a comunidade seguia em procissão. A bênção final foi dada em frente à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, dentro das dependências do Colégio.