PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA


A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO tem como lema para os Encontros de Formação o slogan: “LÍDERES PARA UM MUNDO NOVO!” Com isso, buscamos contribuir no processo de formação para a construção do perfil inaciano do ser estudante, concretizando de forma mais visível as características da Educação da Companhia de Jesus e os princípios da Pedagogia Inaciana. Para isso é preciso educar os alunos para um pensar crítico e reflexivo sobre a realidade local e global, desafiando-os a terem atitudes pró-ativas e transformadoras na construção de um mundo novo. Como objetivos da Série, estabelecemos: - Estimular os alunos a perceber que os talentos são dons a serem desenvolvidos para a satisfação ou proveito próprio, mas, antes, com ajuda de Deus para o bem da comunidade humana; - Despertar a formação de homens e mulheres que assumam a sua liderança de maneira consciente e construtiva na sociedade, tendo por base e inspiração os valores e as virtudes cristãs.

O Colégio acredita que é possível despertar nos seus alunos uma liderança para o serviço dos demais. Por isso, desafia-os a irem ao encontro dos que estão necessitados e excluídos. Desde o ano de 1998, a 1ª série do Ensino Médio Diurno organizou um projeto de solidariedade, onde a entidade escolhida foi o LAR RECANTO DA ESPERANÇA, localizada em Florianópolis, que acolhe pessoas do sexo masculino para o tratamento da dependência química e do álcool. O projeto visa trabalhar a prevenção ao uso de drogas, como também ajudar na manutenção da entidade, com a doação de mantimentos e de agasalhos. Com certeza, este projeto veio criar uma parceria de solidariedade entre a 1ª série do Ensino Médio e o LAR RECANTO DA ESPERANÇA. A partir de 2010, os professores da 1ª Série passaram a se organizar de forma interdisciplinar em torno do projeto de “VALORIZAÇÃO DA VIDA”, que envolve a participação dos alunos tanto antes, como depois da visita no Lar Recanto da Esperança. Todas as disciplinas cooperam com a reflexão, pesquisa e debate a partir da problemática das drogas e a necessária prevenção/conscientização. Os pais também se integram no projeto, participando de um encontro no mês de agosto no Colégio, sobre o tema “Parceria entre a Escola e a Família na Prevenção ao uso de Drogas”. O mesmo reúne representantes do Lar Recanto da Esperança e outras pessoas convidadas.

 As vivências solidárias no Lar Recanto da Esperança foram momentos fortes de debate e reflexão sobre as consequências do uso e abuso de drogas; mas, também, foram momentos de superação de preconceitos, envolvimento com o próximo e celebração da vida. Todas as turmas decidiram retornar na última manhã de formação do ano.
 Depoimentos: “A vivência no Lar Recanto da Esperança demonstrou-nos a importância de viver o hoje, cada dia de maneira saudável e sem drogas. Afinal, como diziam os moradores do lar, o dia mais importante da sua vida é hoje!” (aluno Jorge Luiz, 1ª C),

“O que mais me marcou na visita ao Lar Recanto da Esperança foram as histórias de vida ali contadas, pois elas sensibilizaram a todos os alunos de nossa sala. Elas eram reais e nos mostraram o que realmente acontece quando uma pessoa cai no mundo das drogas!”(aluna Isabela Medeiros, 1ª D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.